sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tipos de Rede Virtual no Hyper-V

Os tipos de rede virtual no Hyper-V mudaram um pouco em relação aos seus antecessores. Agora temos três tipos de rede e cada uma com uma função específica: External Network, Internal Network e Private Network.

Explicando:

External Network = Esta rede seleciona o adaptador de rede físico. Este tipo de rede virtual prove acesso à rede que o dispositivo físico está conectado. Se a VM irá se conectar à sua rede ou prover dados como um servidor de arquivos por exemplo, este é o tipo que deve ser utilizado.

Internal Network = Este rede não prove acesso ao dispositivo físico de rede. Se uma VM está conectada a este tipo de rede virtual ela irá poder se comunicar com todas as outras VMs que também estão conectadas à Internal Network e com o Host que as hospeda. A função principal deste tipo de rede virtual é prover a comunicação entre VMs e Host.

Private Network = Uma Private Network é como uma rede virtual interna (Internal Network), pois ela também não conecta o dispositivo físico de rede. Porém, a Private Network permite a comunicação entre todas as VMs da rede virtual privada. Um recurso poderoso para ambientes virtualizados que necessitam manter troca de dados críticos em alta disponiblidade.

Outro recurso muito interessante é a criação de VLAN as redes virtuais. Agora é possivel subdividir em Virtual Lan a sua rede para cenários específicos onde há necessidade de divisao de segmentos de rede, criando um switch virtual. Porém, o recurso de criar VLAN só esta disponivel para External Network e Internal Network, além de requerer adaptador físico que suporte VLANs, adaptador físico que irá aceitar pacotes de rede com VLAN IDs (nem todo adaptador suporta) e configurar o seu switch para permitir tráfego de rede na porta física para VLAN IDs que você irá utilizar nas VMs.

É isto pessoal!

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o Microsoft Azure afinal?

Salve! Não dá pra falar mais que é uma "onda", a nuvem pegou de verdade e já faz um tempo que para os mais inseridos no contexto...