quarta-feira, 24 de março de 2010

Modelo Licenciamento Windows Server 2008 R2 Hyper-V

Olá pessoal,

Para quem está buscando um modelo de virtualização robusto já sabe que o Hyper-V da Microsoft possui inumeras vantagens sobre os seus concorrentes. Isto quer dizer que a nova solução de virtualização apresenta pontos bem positivos que torna a adesão ao produto um fato consumado.
Vou falar neste post sobre o método de licenciamento que a Microsoft adotou para a virtualização em seu produto com o Windows Server 2008 R2.

Veja a tabela abaixo:


É isto mesmo pessoal! Existe uma vantagem imensa em adquirir a versão enterprise para empresas que desejam virtualizar um número razoável de instancias. Além de poder utilizar os benefícios de failover cluster, você adquire o direito de virtualizar 4 VMs!!

Bem, você já se decidiu pela virtualização com Hyper-V? Ótimo! Ai vão mais duas dicas:

1. Caso tenha licenças Standard por exemplo, pode optar pelo Hyper-V Server 2008 R2 que é totalmente gratuito, veja e baixe sua versão full em: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=48359dd2-1c3d-4506-ae0a-232d0314ccf6&displaylang=en

2. Baixe o System Center Virtual Machine Manager 2008 R2 em uma versão RTM de avaliação por 180 dias (aff!) e conheça as vantagens de um console de gerenciamento de virtualização completo: http://www.microsoft.com/systemcenter/virtualmachinemanager/en/us/trial-software.aspx

Quer saber mais sobre o Hyper-V Server 2008 R2? Veja aqui: http://www.marcelosouza.org/2009/07/microsoft-hyper-v-server-2008.html

Abração,

7 comentários:

  1. Marcelo, legal seu post, mas me tira uma dúvida:

    Eu possuo uma licença windows server 2008 enterprise. E a minha dúvida é instalo o server completo, instalo em modo core ou baixo o hyper-v server ?

    Pretendo colocar 4 servidores virtuais.

    ResponderExcluir
  2. Silfar se você tem a licença Enterprise, deverá instalar a versão completa e logo após a instalação você verá um console chamado Server Manager, lá deverá ir em Roles (Funções) e ativar (instalar) o Hyper-V. Logo após a reinicialização o ser hypervisor estará instalado e funcionando!

    Abraço e obrigado por prestigiar o blog!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo obrigado pela resposta, eu fiz exatamente isso, mas a questão é isso é melhor que instalar só o core para VM's ?

    E Outra, tenho aqui dois discos de 600GB que vou colocar como raid 1, pretendo levantar 4 VM's qual seria a melhor configuração destes disco, partições etc.

    As VM'S serão um AD, um servidor de aplicações, um servidor de arquivo, e um de banco de dados.

    ResponderExcluir
  4. Silfar, na minha opinião o Core não tem muitos beneficios se você dispõe de recursos (memoria, processador e disco), resumindo eu prefiro a versão completa ainda mais porque o Hyper-V é baremetal e por mais que você instale a versão completa do Windows você sempre terá um hypervisor relacionando-se com o hardware.

    Quanto aos discos eu geralmente divido a partição em 80 GB para sistema e o restante para os VHDs, creio que isto atenda o seu cenário. Nas VMs eu faço o mesmo, crio duas VHDs no mínimo, um para o sistema e outro para dados.

    Sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, valeu, esclareceu bastante. Só mais uma pergunta, você como vc faz o backup dos dados e das vm's ?

    ResponderExcluir
  6. Utilizo o System Center Data Protection Manager 2010.

    ;)

    ResponderExcluir
  7. Marcelo esta ferramenta precisa de uma máquina só dedicada ? Funciona como uma central de backup ?

    É free ?

    ResponderExcluir

O que é o Microsoft Azure afinal?

Salve! Não dá pra falar mais que é uma "onda", a nuvem pegou de verdade e já faz um tempo que para os mais inseridos no contexto...