sexta-feira, 10 de julho de 2009

Implementar NAT no W2K8

E ai pessoal,

Neste artigo iremos implementar um servidor NAT (Network Address Translation) que tem a função de compartilhar uma conexão de internet com uma rede interna. O papel de um servidor NAT é fazer a conversão dos tráfegos entre a rede interna e a rede pública, ou seja, quando uma estação da sua rede interna solicitar um ip da internet ele irá gentilmente pedir para o seu servidor NAT que irá se incumbir de fazer a conversão deste tráfego.

Cenário NAT: Implementando NAT no RRAS:
Antes de tudo o Network Policy and Access Service (que a partir de agora irei me referir somente como NPAS) já deve está implementado como vimos em um artigo anterior.
http://marcelopsouza.blogspot.com/2009/06/implementando-rras-no-windows-server.html
Para a configuração do NAT o servidor deve possuir duas placas de rede, uma que irá fazer a conexão externa para a internet e outra que deverá estar conectada e configurada com a sua rede interna como no cenário acima.

Com o cenário em ordem você deve abrir o Server Manager, expandir o nó Role em seguida expandir o nó NPAS, então você terá acesso à configuração no RRAS (Routing and Remote Access Server).
Clique com o botão direito sobre RRAS e escolha a opção Configure and Enable Routing and Remote Access, em seguida inicie o Setup Wizard.

Figura 1 – Server Manager acesso ao RRAS para configuração NAT
O escopo deste artigo é a implementação de um servidor NAT, então inicie o wizard de configuração e escolha a opção Network address translation (NAT).

Figura 2 – Escolhendo a opção NAT no RRAS Setup Wizard

Então você irá definir as conexões de rede, escolha a primeira opção e determine qual das placas de rede é a sua interface publica, ou seja, a sua conexão com a internet.
Figura 3 – Determinando interface pública
Finalize o RRAS Setup Wizard e a sua conexão NAT já está definida, agora conecte uma estação da sua rede e faça o teste!

Se a configuração foi bem sucedida, acesso o Server Manager, expanda o nó do RRAS e poderá visualizar os pacotes trafegando na sua rede. Esta dica é muito interessante para fazer troubleshooting da sua rede também.


Figura 4 – Utilizando o snap-in Server Manager para visualizar o tráfego da rede
Dica:
Não se esqueça que o servidor NAT conforme o cenário exposto deve ser o gateway da sua rede. Então configurar um servidor DHCP ou definir os IPs da sua estação, insira o número IP do servidor NAT como gateway padrão.

Conclusão:
Neste artigo você aprendeu a implementar de forma básica um servidor NAT com Windows Server 2008 para compartilhar a internet com sua rede interna.
Este artigo foi originalmente publicado no site IT Central, para acessa-lo clique no link abaixo:
http://www.itcentral.com.br/default.asp?id=28&ACT=5&content=532&mnu=28

Fico por aqui!

[ ]'s

5 comentários:

  1. Muito legal. Só uma dúvida, isso server para o DC?

    Tenho um controlador e o link de internet está ligado na segunda placa de rede dele.

    Obrigado,
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Funciona no DC sem problemas, porém, não é uma boa prática expo-lo em uma DMZ por exemplo para receber as conexões externas. Mas se no seu cenário você tem apenas um servidor e tem que utiliza-lo como DC e fazer NAT com ele pode fazer que funciona.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz e funcionou normal, mais a internet ficou muito lenta.

    Será que resolveria o problema de lentidão se eu colocasse um firewall como Gateway padrão espetado direto no switch?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Sem ver o ambiente fica dificil dizer o porque da lentidão. Com certeza não é pelo fato do RRAS ter sido habilitado em um DC, porém, esta sua idéia de ter um firewall como o gw padrão direto no switch é muito boa!
    Fique atento com o lance do DNS, as vezes a lentidão pode estar diretamente ligada a resolução de nome que esta demorando para acontecer por conta dos caminhos excessivos que ele tem que percorrer... Abz

    ResponderExcluir
  5. Ok, muito obrigado mesmo Marcelo!

    E parabéns pelo site, muito bom. Estarei sempre dando uma olhada nas novidades por aqui.

    Um abraço.
    Gabriel.

    ResponderExcluir

O que é o Microsoft Azure afinal?

Salve! Não dá pra falar mais que é uma "onda", a nuvem pegou de verdade e já faz um tempo que para os mais inseridos no contexto...